top of page
IMG_7075_edited.jpg

CLUBE LITERÁRIO DE FORTALECIMENTO FEMININO 

Livro aberto e café

QUEM SOMOS

A literatura sempre foi abrigo e espelho. Por séculos, porém, as vozes femininas foram silenciadas, interditadas ou invisibilizadas. Muitas escreveram às escondidas, sob pseudônimos, ou tiveram suas obras apagadas pela história.

Ler mulheres é recuperar memórias, afetos e saberes que moldaram a humanidade. Escrever, para nós, é ato político e gesto de liberdade: é dar corpo às experiências que muitas vezes não encontram espaço nas narrativas oficiais.

A literatura feminina revela o íntimo e o coletivo, costura ancestralidade e contemporaneidade e inaugura mundos possíveis. Quando uma mulher lê ou escreve, ela não o faz só por si: escreve e lê pela linhagem de todas aquelas que foram caladas, e abre caminho para as que virão.

Por isso acreditamos na literatura como veículo de voz, identidade e transformação. Porque cada página escrita e lida por uma mulher é uma fresta de futuro.

QUEM SOMOS
MULHER_edited_edited.jpg

O CLUBE

Capitolinas nasceu do encontro entre mulheres e palavras. Somos um coletivo de leitoras, escritoras, pensadoras e sonhadoras que acreditam na literatura como ferramenta de empoderamento, cura e transformação social.

Nos inspiramos em Capitu, personagem imortalizada por Machado de Assis, que ousou existir entre as margens do que era esperado de uma mulher. A astúcia, a dúvida e a força de Capitu nos lembram que a literatura abre brechas de liberdade e identidade.

Queremos ser mais que um clube de leitura: somos uma rede de apoio, um espaço de formação e um movimento de escrita feminina.
Aqui, mulheres se encontram para ler, refletir, compartilhar e escrever suas próprias histórias — porque acreditamos que cada voz é um território de resistência e de criação.

Nosso sonho é que essas palavras não fiquem guardadas: queremos publicar livros, ecoar vozes, dar forma à pluralidade de narrativas que constroem a experiência de ser mulher.

Somos Capitolinas: múltiplas, diversas, inteiras. Estamos aqui para reivindicar o direito à palavra, à memória e à invenção do futuro.

O nosso logo carrega nossa mensagem: uma mulher real, com passo firme, avançando com as armas que tem na sua mão - um livro que inevitavelmente se transforma em megafone para elevar a sua voz e finalmente, ser ouvida de verdade!

NOSSA EQUIPE

Nossa equipe são todas as mulheres que fazem parte do nosso coletivo. Somos uma grande rede.

Do sonho e iniciativa da Mila Nascimento, nossa mentora, a semente germinou e cresceu. A vontade de voar e se espalhar trouxe a colaboração de mais 3 mulheres. Juntas agora, para espalhar essa palavra ao o mundo!

AGENDA

3.JPG

Sarau

Dia 30/01, com muita música, poesia, palavras e presença. 

Local a confirmar, acompanhe nossas redes!

b8ed17b1-1f95-4bc2-8775-f6fdffa369ac.JPG

Retiro Literário

Uma pausa para se conectar com você mesma e com a natureza. Rituais, meditação, gastronomia e, é claro, muita literatura! Em maio, fique atenta!

333c7deb-0497-4ef4-aa00-515ce1d869d3.JPG

Encontro de Criação Literária

Desperte a sua criatividade literária com este encontro acolhedor e tenha seu texto publicado em Antologia colaborativa.

SERVIÇOS
ad7ca2b8-edb1-4895-9752-558ce8f9fb17.JPG

Próximos encontros

04/11 - Livro "louças de família", com a autora Eliane Marques

09/12 - Livro "Hibisco Roxo"

Sempre às 19h30, na Livraria Leitura, Shopping Dom Pedro.

AQUARELA.png

Oficina Poesia e Aquarela

A leveza da tinta que desliza na água e nas palavras. Um encontro para aprender a técnica da Aquarela e se conectar com poesia viva! Primeiro semestre de 2026: aguardem!

BORDADO.png

Oficina de bordado e literatura

Bordando e se decobrindo: a cada ponto, um mergulho em si mesmo; a cada verso, uma nova aliança com sua alma. Primeiro semestre de 2026, aguardem!

NA MÍDIA

PROJETOS

CAPITOLINE-SE!

Informações

Você pode fazer parte deste movimento! Entre em contato pelo telefone 19 98204-0029 ou preencha o formulário

Obrigado pelo envio!

CONTATO

NINGUÉM PODE PARAR UMA MULHER QUE LÊ

  • Facebook - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle
bottom of page